Economia Criativa

Após Rodada de Negócios do audiovisual, três produções de AL são licenciadas por canais nacionais

Foram licenciados por players nacionais os curtas Admirável Mundo Destro e Besta-fera; além do longa ‘Cavalo’

Durante a 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema, o Sebrae Alagoas realizou uma rodada de negócios com produtores do audiovisual alagoano e a participação de grandes players do mercado do cinema nacional e internacional. Agora, três produções locais já colhem os frutos dessa aproximação: o curta Admirável Mundo Destro, de Acássia Deliê e Luiza Leal, licenciado para a Prime Box Brasil; o curta Besta-Fera, de Wagno Godez, e o longa Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, ambos os filmes licenciados para o Canal Brasil.

Este último, ‘Cavalo’, retrata o processo criativo de sete jovens artistas que são provocados a um mergulho em suas ancestralidades. Já exibido em festivais, o filme vai estrear nas salas de cinemas no dia 13 de maio, e em abril estará em plataformas de streaming, ao mesmo tempo que já será exibido no Canal Brasil. Rafhael Barbosa destaca a importância dessa conquista para trazer ainda mais visibilidade para o seu trabalho e, consequentemente, para o audiovisual alagoano.

“O Canal Brasil é uma janela muito importante para longas-metragens independentes. Exibir o filme em sua grade é uma oportunidade para alcançar um público nacional abrangente. Além disso, o licenciamento é uma forma de somar receita para a carreira do filme. Utilizaremos os recursos do licenciamento para investir na estratégia de lançamento do filme nos cinemas”, afirma.

O diretor também ressalta a relevância das ações do Sebrae Alagoas, como a própria rodada de negócios, para incentivar o cinema local. As rodadas de negócios nacionais são muito disputadas, com centenas de projetos de todo o Brasil buscando a atenção dos players.

“A iniciativa do Sebrae Alagoas de realizar uma rodada de negócios exclusiva para projetos alagoanos ampliou bastante as chances de êxito nas nossas negociações, porque direcionou toda a atenção para as produções de Alagoas. Foi uma experiência fundamental e que precisa ser repetida todos os anos”, destaca Rafhael.

Além do Canal Brasil e Prime Box Brasil, participaram da rodada de negócios canais como: Amazon Studios, Canal Curta, Embaúba Filmes e Vitrine Filmes.

Analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Débora Lima, reforça que o principal papel da instituição foi o de articular a aproximação de compradores e ofertantes, oportunizando um ambiente de relações de mercado.

“Fazemos essas ações, mas não temos como garantir que essas relações comerciais sejam concretizadas. Ficamos muito felizes ao vermos essas negociações acontecendo e essas produções sendo distribuídas. Essa foi uma grande conquista para o audiovisual alagoano e com certeza traz grande visibilidade. É a reafirmação da importância que o Sebrae Alagoas tem para o desenvolvimento econômico em todo o estado e em seus diversos setores”, pontua.

Mais ações com o audiovisual alagoano

Ainda segundo Débora Lima, a ideia é continuar com iniciativas que apoiem a distribuição da produção dos pequenos negócios do audiovisual alagoano. “O potencial criativo e qualidade dessas produções são inquestionáveis. Já temos essa produção criativa bastante forte no estado e o Sebrae entra com a oferta de um ambiente propício para que eles possam fazer negócios. Esse ano, esperamos fazer outra rodada e algumas capacitações antes, para que outros produtores se preparem para uma atividade comercial como essa e consigam gerar mais negócios”, conclui.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessora de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416