Agronegócios

Sebrae e parceiros debatem sobre integração da lavoura, pecuária e floresta

Evento trará palestras, apresentação de casos de sucessos e visitas técnicas

Para trocar conhecimentos e contribuir para o avanço das tecnologias de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILFP), o Sebrae em Alagoas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irão promover o Workshop ILFP em novas fronteiras agrícolas. O evento será realizado de 20 a 22 de agosto, a partir das 8h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (FAEAL), reunindo produtores rurais, comunidade acadêmica e científica, técnicos, extensionistas rurais e representantes de instituições financeiras.

O Workshop irá tratar especificamente da experiência na região fronteira entre os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, sendo mais conhecido como fronteira agrícola SEALBA. 

A programação será composta por apresentação de casos de sucesso, palestras e painéis, entre eles: “ILPF e Mudanças Climáticas”, ministrada por Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, da Associação Rede ILPF. Os participantes também acompanharão os dados do painel “A Região SEALBA: Caracterização e Ocupação Agropecuária”, com a participação de Marcus Aurélio Cruz, representante da Embrapa Tabuleiros Costeiros, e Hibernon Cavalcante Albuquerque, superintendente da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri/AL).

Além disso, os casos de sucesso do território serão apresentados por André Sorio, consultor do Programa Mais Pasto e Osmando Xavier, proprietário da Fazenda Timbaúba. Já o tema “Composição de ILP com Milho, Soja e Braquiárias para o SEALBA”, será ministrado por Edson Patto Pacheco, representante da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Outro painel “Carne Carbono Neutro: novo conceito para carne sustentável certificada produzida em ILPF”, por Roberto Giolo de Almeida, da Embrapa Gado de Corte. 

Segundo Cristina Loureiro, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, o evento também apresentará metodologias, inovações e soluções tecnológicas do Sistema ILPF, além de atualizações sobre as atividades na Região SEALBA e modelos potenciais, visitas técnicas a áreas experimentais e de produção. “O evento será importante justamente por apresentar um sistema de exploração sustentável com a integração de lavouras, a criação de animais e o cultivo de floresta, melhorando, assim, a produtividade e a qualidade da propriedade por meio da redução de áreas degradadas e de desflorestamento”, destacou Cristina Loureiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://loja.al.sebrae.com.br/loja/evento/1338490, que também conta com a programação completa. 

O Workshop é uma realização do Sebrae em Alagoas e Embrapa em parceria com a FAEAL, Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri/AL), Faped, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Associação dos Criadores de Alagoas. 


Tags: Sebrae