Reconhecimento

Analista do Sebrae Alagoas é eleita nova líder da Rede Global de Empreendedorismo

Isabel Barcellos foi escolhida por seus pares diante de seu trabalho com educação empreendedora e envolvimento com a Rede desde sua criação em Maceió

A analista Isabel Barcellos, da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, foi escolhida como nova líder da Rede Global de Empreendedorismo (RGE) em Maceió, para mandato de um ano. A eleição foi realizada em reunião na noite dessa terça-feira (11), na sede do Sebrae, com cinco candidatos concorrentes e poder de voto a um representante de cada instituição que compõe a RGE.

Isabel foi escolhida diante de sua experiência com empreendedorismo e por estar à frente de muitas ações de educação empreendedora que se relacionam a uma das missões da RGE – o incentivo à Cultura Empreendedora. Seu envolvimento com a Rede desde a fundação em Maceió, em 2016, foi outro ponto positivo na visão de seus pares.

O processo eletivo se deu da seguinte forma: após lançamento de edital convocatório, cinco candidatos apresentaram-se para a eleição e submeteram seu currículo. Nessa terça (11), noite da votação, cada candidato teve 10 minutos para se apresentar novamente aos eleitores e responder perguntas por cinco minutos. Após deliberação, cada instituição declarou seu voto – por questões de lisura previstas em edital, as empresas dos candidatos não participaram da votação.

Dessa forma, Isabel Barcellos foi escolhida nova líder da RGE, um papel que ela aceita como reconhecimento de um trabalho que vem de alguns anos e que será voluntário, como faz questão de frisar, a ser agregado a suas atribuições profissionais já existentes.

“Fico feliz com a confiança depositada pelos parceiros. Acredito que esse papel vai facilitar o trabalho do Sebrae com educação empreendedora, mas meus planos vão além disso. Pretendo resgatar instituições parceiras que se afastaram da Rede e propor mudanças no estatuto para facilitar a entrada de nossos parceiros. Também pretendo descentralizar a nossa atuação, criando núcleos de atuação para que cada parceiro possa representar a Rede em sua área de expertise”, afirmou a nova líder da RGE.

Isabel Barcellos começou seu trabalho no Sebrae em Alagoas em 1996, como terceirizada, na estruturação do CRIAR, antiga Secretaria de Eventos responsável pelas capacitações. Efetivada em março de 1997, seguiu nessa função até o ano 2000, quando assumiu o Projeto Brasil Empreendedor, de orientação ao microcrédito. Nesse trabalho, ela colocou Alagoas em 3º lugar no ranking nacional e chegou a receber um prêmio de reconhecimento.

Passou sete anos lidando com educação empreendedora e, após gerir dois Arranjos Produtivos Locais (APL) ligados ao turismo, voltou à área de capacitação empresarial. Desde 2012, está à frente do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae em Alagoas, onde exerce um trabalho atuante e que abrange escolas e faculdades em vários municípios alagoanos. Foi nessa atribuição que ajudou a fundar a RGE em Maceió, como representante do Sebrae, e ficou responsável pela ação ‘Desenvolvimento da Educação Empreendedora no Ensino Médio’, que já capacitou diversos professores na capital.

Sobre a Rede Global de Empreendedorismo

A Rede Global do Empreendedorismo (RGE) é uma organização mundial fundada em 2007 na Inglaterra, com o intuito de disseminar e fortalecer a cultura empreendedora pelo mundo. Desde 2008, o movimento é liderado no Brasil pela Endeavor e conta com os Comitês Locais para dar efetividade às ações da RGE a nível municipal.

Alguns dos integrantes da RGE em Maceió são: Sebrae em Alagoas, Conselho de Jovens Empreendedores de Alagoas (CJE/AL), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Prefeitura de Maceió, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Trakto, Hand Talk, Banco do Nordeste, entre outros. 

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas