Inspire-se

Dia do Design conta com uma programação especial no Espaço Sebrae, na Bienal de Alagoas

Programação do Espaço contou com painéis e palestras com nomes do cenário nacional e local, desfiles e homenagens

Para celebrar o Dia do Design, nessa terça-feira (05), o Sebrae em Alagoas realizou uma ‘super’ programação dentro da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em Jaraguá. A programação do ‘Inspire-se’ contou com painéis e palestras com nomes do cenário nacional e local, desfiles e homenagens.

“Nossa proposta foi trazer temas voltado para essa data. Foram bem escolhidos e o que estamos vendo aqui chama muito a atenção, especialmente, pela participação da mulher. São mulheres envolvidas com esses temas, colocando toda sua criatividade e propósito, além de ajudar outras pessoas com isso. Nesses trabalhos que estamos vendo aqui, temos uma iconografia muito presente, como, por exemplo: a casca do sururu, que é uma coisa que aparentemente é lixo para uns, mas para outros representa muito Alagoas. E é isso que o Sebrae sempre busca trabalhar. Que a nossa iconografia e os nossos símbolos (de todas as áreas), sejam aplicados nos produtos, transformados em valor e propósito”, afirmou Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae em Alagoas.

Na oportunidade, a programação teve início pela manhã com a palestra ‘Moda Sustentável’, com a jornalista e artista têxtil, Mônica Horta; e em seguida, Mônica ainda mediou o painel ‘Intervenção do Design na Produção Artesanal’, que contou com as participações de Marcela Tenório e Noeme Melo.

Já no período da tarde, o público presente acompanhou a palestra ‘Criativação e Design na Moda’, com o pernambucano Cleber Lima, consultor criativo e palestrante nas áreas de design, moda e inovação.  Ele destacou a importância da realização dessa programação dentro da Bienal.

“Está sendo uma experiência bastante importante fazer parte dessa ação do Sebrae em Alagoas dentro da Bienal, porque eu enxergo isso como uma celebração de um trabalho que vem sendo construído, não só por mim, mas também por todos que trabalham nesse segmento. É uma oportunidade única e fundamental, não só para manter essa energia criativa canalizada, mas também para gerar negócios, e negócios que, cada vez mais, são focados em sustentabilidade, seja ela ambiental ou econômica”, frisou Cleber. 

Seguindo a programação, foi a vez do painel ‘Design e Economia Circular: Tudo a ver!”, com a designer e consultora Daniela Fonseca, a empresária Endy Mesquita, e com Liz Araújo, da Superintendência Urbana de Desenvolvimento Sustentável (SUDES).  Além disso, ainda teve a palestra ‘Moda Autoral, Design Estratégico e Estratégias de CoCriação’, com Paula Visoná; e o Painel + Pockte desfile com o tema ‘Moda e Artesanato, uma mistura que dá match! ”.

Oportunidade

Durante os quatro últimos meses, representantes de quatro cooperativas de reciclado de Maceió – Cooprel (do Benedito Bentes e da Vila Emater), Cooplum e Coopvila, participaram de uma consultoria que transformou materiais reciclados em artesanato com valor agregado. Esse trabalho, intitulado por Coleção AMar, ficou exposto no Espaço Sebrae, nessa terça-feira. O público que visitou, encontrou peças como: bijuterias (colar e brincos), porta-canetas, e outros tudo feito através de material reciclado.

Patrícia Ramos, presidente da Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel), comentou sobre mais uma oportunidade conquistada por elas graças as ações do Sebrae em Alagoas. “Isso aqui é uma realização de um sonho para todas nós. Nosso trabalho sendo visto aqui na Bienal, e sendo valorizado também. O que muitos jogam no lixo, vira luxo. Sem falar, que é mais uma nova renda para todas nós. As pessoas passam, parabenizam e gostam do que nós transformamos. Estamos muito felizes mesmo”, concluiu.

Semana Global de Empreendedorismo

A programação do Sebrae na Bienal é focada na geração de conhecimento, através da ‘Semana Global de Empreendedorismo’. As atividades coordenadas pelo Sebrae serão realizadas até o dia 10 de novembro, das 10h às 22h, no ‘Inspire-se’ A programação completa e inscrições estão disponíveis no link: https://doity.com.br/sebraenabienal.