Empreendedorismo Criativo

Diálogos e atividades sobre novas economias são foco do MCZ Play

Promovido pelo Sebrae em Alagoas e seus parceiros, evento trará extensa programação sobre criatividade, cultura, impacto social e ambiental, startups e empreendedorismo no Jaraguá

O maior evento de empreendedorismo criativo de Alagoas em 2019 está próximo. Nos dias 21 e 22 de setembro, das 14h às 22h, o Sebrae em Alagoas e seus parceiros promoverão o MCZ Play – Novas Economias: Diálogos e Conexões para a Inovação. O evento traz para a capital alagoana uma nova linguagem dentro das perspectivas de acesso ao diálogo sobre diversos temas, além da economia criativa e sua pluralidade, com foco no empreendedorismo criativo. A proposta é a utilização de espaço público no histórico bairro do Jaraguá, com atividades na Praça Dois Leões, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Alagoas (Iphan), na Associação Comercial de Maceió e no Centro Pesqueiro.

A programação do MCZ Play contará com diversas atividades simultâneas, entre elas: bate-papos, oficinas, apresentações musicais, Feirinha Cool, exposição de artesanato, uma praça ao estilo Urban Hacking e atrações em três auditórios com painéis temáticos sobre nova economia.

“A pegada do MCZ Play é ocupar o Jaraguá, que é um bairro de contexto bem importante para a história de Maceió, com temáticas ligas às novas economias. Quando falamos disso, remetemo-nos aos projetos de Economia Criativa, Educação Empreendedora, Negócios de Impacto Social e Ambiental, Sebraelab e Startups, além de projetos como o Brasil Original, Food Experience e Investe Turismo, que apresentam afinidade com os temas abordados. A Unidade de Políticas Públicas também chega junto, capacitando os secretários e Agentes de Desenvolvimento Local com a Oficina de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que será ministrada pela ONU Habitats.”, explica Ana Madalena Sandes, analista da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae em Alagoas.

Os espaços serão ocupados da seguinte maneira: no Iphan, será realizado o evento do Sebraelab; o MISA sediará a maior parte dos diálogos; na Praça Dois Leões, muita coisa está prevista: Feirinha Cool, Espaço Startups, Mostra Brasil Original e Investe Turismo, em parceria com a Prefeitura, que levará um veículo de atendimento; também serão realizados Happy Hours com os artistas do Projeto Redes Criativas. Ao lado da praça, estarão os Foods Trucks de Maceió, oferecendo comida variada para os visitantes do MCZ Play.

Já a Associação Comercial de Maceió será palco do Mundo NISA, com diálogos totalmente alinhados aos ODS. Além disso, haverá também a Oficina de Negócios de Impacto Social e Ambiental, onde as pessoas que já possuem alguma ideia ligada à resolução de problemas sociais e/ou ambientais aprenderão os conceitos e a prática desses negócios. No final da oficina, os participantes apresentarão seus pitches para uma banca de pessoas bem envolvidas com o tema: Matheus Cardoso – CEO do Moradigna; Mabi Elu – responsável pelo setor de projetos na Favelar; e a gestora do Projeto de Negócios de Impacto Social e Ambiental do Sebrae/RJ, Juliana Oliveira.

Débora Lima, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas e gestora do Projeto Redes Criativas, destacou a proposta do evento e revelou algumas atividades do espaço Urban Hacking.

“O MCZ Play tem como objetivo explorar a potencialidade de novos negócios por meio das novas economias, ou seja, mostrar o que temos de melhor no estado. No espaço Urban Hacking, por exemplo, serão promovidas atividades artísticas nas modalidades de Teatro, Música, Circo, Gastronomia, Feira Colaborativa e muito mais. Já os ‘Espaços Diálogos’ contarão com debates sobre temas relevantes para o atual quadro do ecossistema empreendedor criativo.”, reforçou Débora Lima.

Programação

A parceria entre o Sebrae em Alagoas e o Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (IRES) resultará em provocações do público surdo sobre comunicação, durante o sábado, por meio de interações com os participantes do MCZ Play.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) também participa do evento. Um edital de intervenção artística no Jaraguá foi lançado e, durante o MCZ Play, os artistas contemplados iniciarão suas representações no Centro Pesqueiro e nas imediações do Jaraguá.

Já no domingo (22), quando é celebrado o ‘Dia Mundial sem Carro’, será realizada uma oficina sobre a temática com Juliana Agra, articuladora da Associação dos Ciclistas Urbanos de Maceió.

Quem também vai participar do MCZ Play é o Instituto Mandaver, com crianças que fazem parte da Oficina de Percussão. Elas farão a demonstração da sua arte com um “arrastão”, levando as pessoas que estiverem presentes no evento para uma caminhada pelo Jaraguá.

Além disso, o empreendedor social Tiago Silva estará no evento com as camisas descoladas do Mochileiro pela Educação. Na compra de uma camisa, o participante contribui com a causa de tornar a leitura acessível para mais crianças, por meio da distribuição de livros.

Para conferir toda a programação e se inscrever no evento, basta acessar o site: https://doity.com.br/mczplay. As atividades que serão realizadas na Praça Dois Leões são gratuitas. Para participar das oficinas que serão realizadas na Associação Comercial e no Iphan, entretanto, é preciso fazer a inscrição. O investimento é de R$ 20 para os dois dias, e o valor contempla todas as oficinas.

O MCZ Play é uma realização do Sebrae em Alagoas em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Maceió, Associação Comercial de Maceió, Iphan, IABS e empresários da economia criativa de Maceió.

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas