Economia Criativa

Empresa selecionada em edital criará espaço de trabalho compartilhado para produzir peças de madeira

Ideia da Wood Zoo Móveis é criar um coworking de marcenaria para que outros criativos e artesãos possam confeccionar novas peças

A empresa Wood Zoo Móveis ficou em segundo lugar na classificação geral do edital de Economia Criativa, iniciativa realizada por meio de uma parceria entre o Sebrae em Alagoas e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). A chamada pública tem como finalidade estimular o desenvolvimento de projetos culturais e criativos que sejam considerados inovadores. Ao todo, foram selecionadas 15 propostas relacionadas aos setores de artes visuais, audiovisual, design, editorial, games e música.

A Wood Zoo Móveis foi selecionada com o projeto “Wood Lab – O Coworking da Madeira”. Segundo Rodrigo Gonçalves, que é proponente do projeto, a proposta da empresa é criar um espaço de trabalho compartilhado para a produção de peças de madeira.

“A ideia é criar um coworking de marcenaria para que outros criativos e artesãos, que não possuem espaço adequado nem os equipamentos necessários de uma marcenaria profissional, possam trabalhar e gerar renda em um espaço compartilhado, com toda a infraestrutura e ajuda técnica por um custo reduzido’, explica.

O empresário conta que, além de criar um espaço coletivo para práticas de marcenaria, o projeto pretende estimular a troca de ideias entre os criativos e artesãos.

“Além da questão de autonomia criativa e financeira, será um espaço de trocas de experiências e ideias. Mas como se trata de maquinário profissional, precisaremos nivelar o conhecimento dos usuários. Não posso deixar uma pessoa que nunca usou uma serra se virar sozinha e, por isso, pensei em trabalhar nesse modelo de cursos”, afirma.

Conforme Rodrigo Gonçalves, as pessoas interessadas em utilizar o espaço de trabalho compartilhado deverão participar de capacitações.

“Para ingressar, o criativo deve fazer um curso básico (desenvolvimento de um móvel simples, mas que use os equipamentos básicos) ou um curso mais avançado (com desenvolvimento de um projeto próprio). Ao final desse curso, o aluno pode optar por ser um aluno residente. Daí teremos um pacote de horas onde ele poderá usar o espaço livremente”, detalha.

Novidade no mercado

Segundo Débora Lima, analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, a proposta da Wood Zoo Móveis é inédita.

“Não existe aqui em Maceió nada nesse tipo. Inclusive, ele já trabalha nessa área e sente muito essa dificuldade. Então, o projeto dele vai ser importante porque é um espaço coletivo, para pequenos empreendedores que trabalham com marcenaria terem essa disponibilidade de materiais e tudo mais. Os proponentes dos projetos do edital de Economia Criativa estão assinando contrato esta semana. Então, provavelmente na próxima semana, a gente dará início a execução”, destaca.

Para o empresário criativo Rodrigo Gonçalves, a iniciativa do Sebrae Alagoas e da Fapeal está “abrindo novas portas” para o desenvolvimento de ideias inovadoras no âmbito da Economia Criativa.

“Essa iniciativa da Fapeal/Sebrae, além de pioneira, é necessária. Projetos como esse fazem toda a diferença para quem tem potencial, mas não tem recursos. E não me refiro só a recursos financeiros, me refiro a recursos técnicos também. Eu brincava com meus amigos, quando fui selecionado para as primeiras fases, dizia que só de ter feito os workshops eu já sairia ganhando. Eu nunca tinha aberto uma planilha financeira ou um plano de negócios e, graças a esse edital, hoje eu tenho mais ferramentas para tocar o negócio. Sou muito grato a essa iniciativa”, ressalta.

Atendimento remoto e presencial

Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contatos para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora Brito & Lívia Enders Albuquerque

(82) 99162-5416

debora.brito@al.sebrae.com.br & livia.albuquerque@al.sebrae.com.br

Empresa selecionada em edital criará espaço de trabalho compartilhado para produção de peças de madeira

Divulgação

Fotos Download

1 de 4

Empresa selecionada em edital criará espaço de trabalho compartilhado para produção de peças de madeira
Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhado pela mesma Licença 2.5 Brasil