Inovação

Empresas alagoanas participam do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria em São Paulo

Tendências do mundo empreendedor e de trabalho, inteligência artificial e novas tecnologias são alguns dos temas abordados

Quatro empresários alagoanos marcaram presença na 8ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, nos dias 10 e 11 de junho, no São Paulo Expo, na capital paulista. Essa foi uma missão técnica do Projeto da Cadeia Produtiva da Construção Civil em Alagoas, desenvolvido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon) em parceria com o Sebrae em Alagoas.

O congresso é uma iniciativa bienal conduzida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) como forma de contribuir com a missão de colocar a inovação como uma prática para o desenvolvimento do país e disseminar experiências inovadoras. É um evento bastante concorrido, por reunir setor produtivo, poder público e academia em um dos maiores e mais aprofundados debates sobre inovação da América Latina.

Por razões como essas, os empresários alagoanos ganharam muito nessa missão. Giulianna Perrelli, analista da Unidade de Indústria (UIND) do Sebrae em Alagoas, destacou a grande oportunidade para conhecer as inovações e temas relevantes ao segmento.

“O congresso visa promover e disseminar a cultura da inovação no país e no mundo, abordando inteligência artificial, blockchain, o futuro do trabalho, dos alimentos e do segmento energético. É fundamental que os empreendedores tenham contato com esses temas, pois são discutidas as oportunidades para o Brasil diante das tecnologias da indústria do futuro, fortalecendo o ecossistema brasileiro de inovação.”, concluiu Giulianna.

Conteúdo

A programação do congresso contou com palestras como “Tendências - Compromisso da Mobilização Empresarial pela Inovação”, apresentada por Pedro Wongtschowski, Presidente do Conselho de Administração da Ultrapar, além de painéis como “O Brasil Inovador: o que está acontecendo de mais relevante”, com a participação de nomes como Laercio Albuquerque, presidente da Cisco Brasil, e Rafael Steinhauser, presidente para a América Latina da Qualcomm.

Também fez parte da programação o painel “O Futuro do Trabalho: Tendências no Brasil e no Mundo”, com Mauro Kern, vice-presidente de Engenharia da Embraer, April Rinne, fundadora, conselheira e investidora da April Worldwide (EUA), e Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. O primeiro dia foi encerrado com a entrega do Prêmio Nacional de Inovação (PNI).

Na terça (11), o evento abordou “Inovação no Centro da Estratégia de Negócio: O Futuro da Energia”, “Inteligência Artificial: Imparcialidade e Controles”, “Longevidade e Tecnologias Aplicadas à Saúde: onde realmente estamos?” e “Computação Quântica: O que muda com a sua aplicação?”.

A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria tem como co-realizadores o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

 

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas