Tecnologia

Ilhasoft apresenta software em evento da Unicef em Nova York

Sócios participaram de workshops, pitches e apresentaram a plataforma Bothub ao público

Que as empresas alagoanas do segmento de Tecnologia da Informação (TI) se destacam cada vez mais no mercado local e também vêm ganhando destaque até em outros países não é novidade. Mas uma delas que é acompanhada pelo Sebrae em Alagoas, em especial, tem a ambição de transformar o mercado global. É a Ilhasoft, que participou, no final do mês de junho, de um evento na Unicef, em Nova York.

Na oportunidade, os sócios-fundadores Leandro Neves e John Cordeiro participaram de um workshop e de pitches, e puderam apresentar ao público o Bothub, software desenvolvido com o objetivo de originar uma comunidade, um sistema que possa construir, treinar e compartilhar dados, para que, por meio da utilização de Inteligência Artificial, os algoritmos dos computadores possam compreender a Linguagem Natural, falada por seres humanos. A ideia é que os bots, robôs com os quais as pessoas conversam em websites, consigam compreender e responder as pessoas como se fossem pessoas.

Plataformas assim já existem no mundo, mas o Bothub veio para revolucionar o mercado, já que, ao contrário das outras, que aborda apenas línguas populares, vai abranger mais de 150 idiomas até o fim do ano. A expectativa é de que, em cinco anos, o Bothub se torne o maior e melhor sistema aberto de processamento de linguagem natural do mundo. A meta ambiciosa e a intenção de atingir outros países veio a partir de uma mudança de mindset, como destacou Leandro Neves.

“Nós já estávamos vendendo produtos para empresas de São Paulo e Rio de Janeiro e percebemos que isso poderia ser ampliado para outros lugares do mundo. Fazemos praticamente o mesmo esforço. Foi com a mudança de mindset, em 2014, que nos transformamos em uma empresa de produtos. Apostamos nessa ideia e, hoje, já estamos em 22 países do mundo em todos os continentes, sem sair de Alagoas”, revela.

O empreendedor também destacou o papel do Sebrae no crescimento da empresa, que já participou de diversos cursos, consultorias, mentorias e missões, o que aproximou a Ilhasoft de parceiros e investidores de várias partes, por meio do Projeto de Startups. Leandro Neves também lembrou a conquista nacional do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil, na categoria Destaque Inovação.

“O Sebrae é fundamental para que a gente continue a crescer. Ao longo dos anos que o Sebrae vem nos apoiando, destaco a aproximação com outras empresas, as conexões permitidas e a participação em missões. Isso tem um papel estratégico para a Ilhasoft, além de, claro, nos preparar e melhorar a nossa gestão. Com isso, fomos premiados com o MPE Brasil no ano passado”, completou Leandro.

Gestão

Leandro revelou que outro fator crucial para o crescimento da empresa é o foco na gestão. Para isso, como a conquista do próprio MPE Brasil sugere, a Ilhasoft implantou o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e recebe consultorias do Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e do Sebrae. “A utilização do MEG vem intensificando a nossa gestão e nos ajudando a atingir a meta de ser a melhor empresa para se trabalhar em Alagoas. A nossa principal riqueza é o nosso capital humano, e com uma gestão bem trabalhada a gente faz com que o ambiente de trabalho também melhore”, concluiu.

Áurea Andrade, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas, ressaltou que a Ilhasoft já passou por várias etapas de uma startup, sempre de olho na gestão. “A Ilhasoft amadurece cada vez mais. Trabalhamos startups em vários níveis; ela já passou por muitos deles e, hoje, é uma empresa já madura, que fatura e ganha espaço nos mercados. Hoje, trabalhamos com eles no sentido de oferecer abertura de mercado e novas oportunidades. Além de criar soluções, desenvolvendo cada vez mais a parte técnica, a Ilhasoft também tem focado na gestão, tanto é que ganham prêmios e se destacam cada vez mais”, complementou.

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas