Gratuito

Inscrições para o Seminário Conhecer 2018 em Maceió estão abertas

Evento será de 14 a 16 de agosto, no Centro de Convenções, com atrações internacionais e voltado para interessados em educação empreendedora

Um evento de lançamento na manhã dessa quarta-feira (04) abriu oficialmente as inscrições para o Conhecer 2018, o maior seminário de educação empreendedora do país e uma co-realização do Sebrae Nacional, Sebrae em Minas Gerais e Sebrae em Alagoas. Durante o café da manhã, realizado em Maceió, no prédio sede do Sebrae, também foi apresentada aos professores, equipes pedagógicas de escolas e representantes das secretarias de Educação do Estado e de alguns municípios alagoanos a plataforma ConheCER, um portal mantido pelo Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER).

Com o tema ‘Educação Empreendedora: Uma nova educação para um novo mundo’, o Seminário Conhecer 2018 vai tomar o Centro de Convenções de Maceió nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com palestrantes nacionais – de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas e outros locais – e internacionais – dos Estados Unidos, Itália e Finlândia. Terá palestras expositivas, cases de experiências educacionais e quatro oficinas ‘hands on’ ou totalmente práticas.

As inscrições para o seminário são totalmente gratuitas e podem ser feitas pelo sitewww.sympla.com.br/seminario-conhecer-2018__307320, onde também está disponível a programação completa. É preciso estar atento a um detalhe, contudo: apesar de estarem disponíveis 400 vagas para inscrição nas palestras, a participação nas oficinas é restrita a 150 pessoas.

Caravanas de professores dos estados de Pernambuco e de Sergipe já confirmaram presença, além da participação de representantes do Sebrae em cada estado. A expectativa dos organizadores é atrair pessoas de todas as partes do Brasil, como afirmou Renata Ziller, analista da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae Nacional, que veio a Maceió especialmente para o lançamento do Seminário Conhecer 2018.

“Estamos trazendo esse evento para Maceió porque entendemos que justamente a Região Nordeste tem feito um esforço grande no sentido de entender e estar ligada à questão da educação empreendedora. É uma forma de reconhecermos esse esforço e ajudar de alguma forma a concretizar esse cenário e democratizar mais um pouco a informação. Contamos com vocês como embaixadores para ajudar a buscar e informar as pessoas que precisam estar nesse debate”, convidou Renata.

Esta é apenas a segunda edição do Seminário Conhecer – a primeira foi em 2017, em Belo Horizonte, sede do CER –, e sua vinda a Alagoas foi fruto de grande mobilização e também reconhecimento de um trabalho realizado no estado em prol do desenvolvimento da educação empreendedora, como apontou a gerente da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) alagoana, Sílvia Chamusca. O diretor de Administração e Finanças do Sebrae em Alagoas, Roberval Cabral, também destacou o momento ímpar desfrutado com o lançamento do seminário em Maceió.

“A educação empreendedora visa à transformação, e é justamente a inovação o motor da 4ª Revolução que vive a indústria. Quem sabe se todos os adultos tivessem tido um estímulo de empreendedorismo em sala de aula, não teríamos uma transformação nos negócios e na própria educação. Ao trazer o Seminário Conhecer e ter a presença de educadores em massa em Alagoas, esperamos que nosso estado possa entrar nesse eixo de transformação”, declarou Roberval Cabral.

Portal CER está disponível ao público

Toda essa mobilização é potencializada pela plataforma virtual CER, idealizada pelo Sebrae Nacional e desenvolvida há dois anos com apoio do Sebrae em Minas Gerais. O site é abastecido diariamente com conteúdo de empreendedorismo em português e em inglês – reforçando sua disponibilidade inteiramente gratuita a qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta com acesso à internet.

“É uma plataforma que vem amadurecendo. Temos conteúdos de profundidade e queremos realmente ser um centro de referência em estudos e em teoria da educação empreendedora. Também estão disponíveis metodologias, ferramentas educacionais, estratégias didáticas, coisas muito práticas e ferramentas que os professores possam pegar e aplicar imediatamente na sala de aula”, explicou Vanessa Vaz Torres, analista da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae em Minas Gerais, também presente em Maceió para o lançamento do Seminário Conhecer 2018.

Um dos objetivos estratégicos do Sistema Sebrae é promover a Educação e a Cultura Empreendedora. Um grande passo nesse sentido é desmistificar o conceito de ‘empreendedorismo’ apenas como uma pessoa abrindo seu próprio negócio. Empreender é adotar posturas e comportamentos diferentes em seu projeto de vida, correr riscos calculados, estabelecer metas profissionais, lançar-se em iniciativas de impacto social ou aprimorar dons artísticos como um negócio sustentável, entre outras possibilidades. A educação empreendedora pode solucionar um dos grandes impasses atuais nas escolas ao dinamizar o currículo ‘analógico’ diante de jovens cada vez mais conectados.

 

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas