Políticas Públicas

Membros do Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento discutem ações futuras

Reunião foi marcada pela apresentação do cronograma de ações até o final do ano e pelo reforço da importância da participação dos coordenadores regionais nesses encontros

Na última segunda-feira (09), mais uma reunião do Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento foi realizada na sede do Sebrae em Alagoas, em Maceió. O encontro reuniu secretários de vários municípios do estado e teve como proposta fortalecer o apoio dos coordenadores regionais nesses encontros e discutir as ações que serão realizadas até o final de 2019. Na oportunidade, estiveram presentes coordenadores das regiões do Agreste, do Sertão, do Litoral Norte, da Zona da Mata e da Região Metropolitana de Maceió. 

A programação do encontro teve início com Ronaldo Lessa Campos, presidente do Fórum, apresentando o cronograma de reuniões até o final do ano. Ele também destacou a prioridade da participação dos coordenadores regionais nas reuniões, reforçando, ainda, a importância do apoio do Sebrae em Alagoas para o Fórum.

“Essas reuniões servem para fortalecer ainda mais o grupo para que as ações planejadas sejam executadas, e é muito importante que os secretariados regionais estejam unidos, porque isso fortalece a economia de seus municípios. Esse trabalho em conjunto é decisivo e nos leva a alcançar resultados positivos. Desde 2017, estamos envolvidos com o Sebrae, que vem nos oferecendo apoio na infraestrutura e no atendimento às demandas trazidas por nós, no sentido de fortalecer os pequenos negócios nesses municípios.”, afirmou o presidente.

Renata Fonseca, gerente da Unidade de Políticas Públicas (UPP) do Sebrae em Alagoas, explica que a instituição se aproxima dos secretários por meio da realização de capacitações e missões técnicas para que eles conheçam experiências de sucesso e possam implementar em sua gestão. 

“Até o final do ano, já temos programados a Oficina de ODS, que será realizada durante o MCZ Play, nos dias 21 e 22 de setembro; o Seminário Alagoas Mais Simples, no dia 24 de setembro; o Seminário de Compras Públicas, em novembro; e, por fim, o Encontro dos Atores do Desenvolvimento, em dezembro.”, antecipa a gerente.

Renata destacou, ainda, a importância desses encontros para os coordenadores regionais. “A ideia dessas reuniões é disseminar e compartilhar conhecimento e fixar diretrizes para o grupo trabalhar. Eles entenderam que, juntos, têm mais força para mobilizar soluções para empresas de seus municípios.”, concluiu.

Próxima reunião

As reuniões do grupo são realizadas sempre às segundas-feiras, e o próximo encontro do Fórum de Secretários Municipais de Desenvolvimento está marcado para o dia 30 de setembro, também na sede do Sebrae, em Maceió.

 

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas