Capacitação

Microempreendedores Individuais de Pilar recebem certificados das Oficinas SEI

Empreendedores foram contemplados por meio do Programa de Microcrédito do Banco Popular local

Dando continuidade ao fomento do empreendedorismo nos municípios alagoanos, o Sebrae em Alagoas entregou, na última sexta-feira (06), 47 certificados de participação nas Oficinas SEI para Microempreendedores Individuais (MEI), que ainda receberam crédito do Banco do Povo do Pilar (Banpop). A cerimônia de entrega foi realizada na sede do Banpop, em Pilar, o qual contemplou os MEI capacitados com um total de R$60 mil em crédito.

Duas turmas participaram das oficinas SEI Comprar, SEI Vender, SEI Planejar, SEI Empreender e SEI Controlar Meu Dinheiro, temas ligados à gestão empresarial, para que os microempreendedores individuais tenham um direcionamento e saibam utilizar bem o dinheiro repassado pelo banco, que ofereceu linhas de crédito que vão até R$ 2.500, valor que pode ser parcelado em até 48 vezes, com 60 dias de carência.

Um dos participantes certificados foi Cícero Idalino Alves, da Ciconfrios, uma oficina que oferece serviços de instalação e manutenção em ar condicionados. O empresário falou sobre a importância desse trabalho para o desenvolvimento do seu negócio.

“Para mim, essas capacitações foram muito boas, com ótimos instrutores, e ajudaram a aprimorar mais a gestão da minha oficina, com foco no meu rendimento. Além disso, contribuíram para que eu planeje melhor o negócio, não fique no vermelho, utilize melhor o dinheiro que entra e consiga ter uma meta de serviços e de salário mensal. Agora, vamos pegar esse dinheiro do crédito e não vamos utilizá-lo de qualquer forma”, destacou Cícero.

De acordo com Carl Broad, analista da Unidade de Atendimento Empresarial (UAE) do Sebrae em Alagoas, ainda neste ano, todo mês, o Sebrae irá realizar 10 Oficinas SEI em Pilar. Ao todo, até novembro, serão realizadas 70 oficinas SEI, com turmas compostas por até 50 participantes. O analista reforçou o quanto essa parceria pode ser positiva para os envolvidos, além de uma forma para que o munícipio crie um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios.

“Essa é uma boa ideia e deve ser aplicada em outros municípios, pois ajuda a dinamizar a economia e contribui para que o MEI saia da inadimplência, porque uma das condições para receber o crédito é que ele esteja regularizado. Além disso, o Sebrae ainda trabalha a gestão dessas empresas, para que elas venham a se tornar perenes. Alguns desses empresários não conheciam muito o Sebrae e, com isso, eles passaram a ter a oportunidade de receber orientação nossa, criando uma trilha para que tenham sucesso e outros negócios surjam”, concluiu Carl.

Renato Filho, prefeito de Pilar, destacou o pioneirismo do Programa de Microcrédito do Banpop e a relevância da parceria com o Sebrae. “Esse é um projeto pioneiro em Alagoas e foi criado ao observarmos a dificuldade dos empreendedores locais em conseguir crédito e impulsionar os seus negócios. Firmamos a parceria com o Sebrae para que eles façam o uso correto do investimento e isso ajude a gerar mais emprego e renda para o município. Essa parceria é importantíssima para qualificar os MEI de Pilar e para que eles ajustem os erros, melhorem suas empresas e cresçam nas”, finalizou.

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas