Atendimento

No Dia do Cliente, Sebrae reforça compromisso de apoiar os empreendedores alagoanos

Instituição celebra mais de 37 mil clientes atendidos em 2021 entre empresários de micro e pequenos negócios que buscam consultorias e capacitações

Com a missão de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, neste 15 de setembro, Dia do Cliente, o Sebrae Alagoas celebra mais de 37 mil clientes atendidos em 2021. São empresários de micro e pequenas empresas que buscam na Instituição, consultorias e capacitações para desenvolver seus empreendimentos ou tirar aquela ideia de negócio do papel.

E entre os temas mais procurados estão as soluções para melhorar o posicionamento digital das empresas, estratégias de marketing digital, gestão financeira, design, contabilidade, formalização e orientação de acesso ao crédito.

O gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, destaca que, em seus canais de atendimento, a Instituição busca acolher e entender a dor do cliente, utilizando a expertise dos seus especialistas.

“Quando a gente recebe um cliente, buscamos compreender sua necessidade. Nossos credenciados e funcionários propõem as soluções mais adequadas - a maioria delas gratuitas, como cursos e consultorias. Mas também indicamos consultorias subsidiadas, como as de Gestão e Sebraetec. Aqui, o cliente paga somente 30% do valor total, podendo dividir o investimento em até 10 vezes, no cartão de crédito”, explica Alencar.

Cliente do Dia

A costureira Francisca Gaudino é uma das empreendedoras atendidas pelo Sebrae Alagoas neste Dia do Cliente. De Satuba, ela saiu cedo de casa, pegou o trem e desembarcou na estação central da CBTU, a mais próxima do Sebrae. Queria ser uma das primeiras a receber atendimento: ela é MEI e ficou algum tempo sem pagar os boletos mensais do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

"Fiz meu cadastro como MEI há sete anos. Paguei os boletos regularmente, mas, após um tempo, parei. Agora, vim até aqui no Sebrae para fazer minha atualização cadastral, para não ficar com nenhum débito em aberto e deixar tudo certinho", conta ela. A costureira explicou que ficou um tempo desempregada, por isso, não conseguiu pagar as guias. Mas quando as coisas melhoraram, não perdeu tempo e contou com o Sebrae para se regularizar.

"Fiz minha inscrição como MEI juntamente com uma amiga, aqui mesmo no Sebrae. Não faria sentido buscar ajuda em outro lugar, se foi aqui que me orientaram direitinho", diz ela, agradecida.

Enquanto a Francisca buscava o Sebrae logo cedo para atualizar o seu cadastro, um outro cliente, o técnico em refrigeração e eletricista Gilson Ferreira Gomes, procurava atendimento para 'dar baixa' na sua inscrição de MEI. Ele conta que recorreu à internet para fazer a sua inscrição há algum tempo, mas agora, para 'dar baixa' no MEI, achou mais prudente ir pessoalmente ao Sebrae.

"Aqui, o pessoal entende melhor do assunto e não corro o risco de dar algum problema nesse processo. Além disso, também resolvo os débitos da empresa, com a geração dos boletos, guias etc. Vi pela TV que o Sebrae está com uma campanha de regularização, e aí aproveitei para resolver logo tudo de uma vez só", declara Gilson, referindo-se ao prazo do dia 30 de setembro, dado pela Receita Federal, para os empreendedores regularizarem pendências, antes do envio dos débitos para a Dívida Ativa da União.

Satisfação

Nenhum cliente é igual ao outro. As necessidades e oportunidades de melhoria de cada negócio são diferentes e exigem um olhar atento dos especialistas. “Não existe receita de bolo. É preciso manter-se próximo ao nosso cliente, acolher e entender sua dor para, somente depois, agir, indicar o melhor caminho, apoiar e estimular para o crescimento da empresa”, reitera Marcos Alencar.

Uma prática que acaba refletida no Net Promoter Score (NPS) do Sebrae Alagoas. Este é o índice de satisfação e recomendação dos clientes, que, atualmente, está em 90 pontos, acima do nível de excelência – já que a média anual é de 83,5 pontos.

"Excelência no contexto apresentado, pontualidade, preocupação com a satisfação do ouvinte, tema atualizado, abertura para os ouvintes participarem. Enfim, achei muito proveitoso [o atendimento]", afirma o empreendedor Forlan Farias Messias, em depoimento deixado na plataforma de atendimento ao cliente do Sebrae Alagoas.

“Onde tiver um empreendedor, um empresário, o Sebrae também estará. Não cansamos de buscar alternativas para estarmos juntos aos pequenos negócios. A demonstração disso é o HUB Sebrae (recentemente lançado), as plataformas de Educação à Distância, o Portal e a Central de Relacionamento, que funciona 24h por dia, 7 dias por semana. É assim que a gente trabalha: sempre focado no cliente”, conclui o gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.

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Myrna Pessoa: (82) 99162-5416