Promoção do turismo

Portal Sebrae de Ecoturismo vai ajudar a promover negócios e demais iniciativas do setor

Plataforma já está no ar e também vai trazer informações sobre ecoturismo e turismo rural em Alagoas

A promoção do setor de ecoturismo ganhou na última quarta-feira (12) mais um canal para projeções de negócios, projetos e pesquisas nessa área. O Portal Sebrae de Ecoturismo é uma plataforma inédita, cuja iniciativa é do Sebrae em Mato Grosso do Sul, mas com alcance para todo o País. Já está no ar no endereço https://www.portalecoturismo.com.br

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Amanda Pinto, afirma que o ecoturismo e o turismo rural têm muitas potencialidades em várias cidades Brasil afora, mas ainda é pouco valorizado e divulgado.

“Há muitos atrativos, mas, na maioria das vezes, falta acessibilidade, divulgação, ponto de apoio etc. Esse portal foi construído pelo Sebrae do Mato Grosso do Sul, mas será uma vitrine com produtos turísticos dos estados como um todo. Depois será marcada uma reunião para dizer como será isso”, adianta Amanda.

Ela revela que esse tipo de turismo está tendo crescimento por causa da pandemia. “As pessoas estão procurando locais mais isolados, sem aglomeração, cidades pequenas do interior para contemplação da natureza, relaxamento e bem estar”, conta, citando estratégias que a população tem adotado para evitar locais com alta rotatividade de pessoas por causa da pandemia de Covid-19.

No município de Viçosa, por exemplo, localizado a 86 quilômetros de Maceió e na Zona da Mata alagoana, o foco são roteiros rurais, ecoturismo, trilhas e acesso a cachoeiras. Outros pontos estão sendo mapeados pelo interior de Alagoas.

O Portal Sebrae de Ecoturismo foi criado com o objetivo de disseminar práticas inspiradoras e oportunidades de negócios, contribuindo para a inovação e produtividade dos negócios integrantes da cadeia do Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza. O Portal pode ser explorado por empreendedores, profissionais, entidades, gestores públicos e demais interessados no assunto.

O site conta com os campos Notícias, fonte de informação para empreendedores, gestores, turistas e demais interessados; Trilhas de Conhecimento para aprimoramento do empreendedor; Ecoturismo, com um breve contexto sobre o segmento no Brasil; Oportunidades de Negócios, com oportunidades de parcerias; e Comunidade Ecoturismo, um fórum de discussões com temas como Marketing, Inovação e Políticas Públicas.

No campo Oportunidades, o empresário encontra fornecedores de produtos e serviços ecosustentáveis, que podem revigorar o negócio com novas soluções de mercado. Além disso, é o espaço para interessados em novas parcerias, onde o empresário pode se cadastrar e colocar seu produto à disposição.

Atendimento remoto

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma apenas remota até o dia 14 de maio. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito (82) 99162-5416