Pequenas empresas

Prêmio certificará as melhores em qualidade de Gestão

Premiação será entregue às empresas que se destacaram na prática de gestão alinhada aos Fundamentos da Excelência da Fundação Nacional da Qualidade

As empresas vencedoras do Prêmio Estadual da Qualidade e Competitividade de Alagoas (PEQ/AL) serão anunciadas na próxima quinta-feira, dia 05 de dezembro, às 20h, no Espaço Pierre Chalita, no Jaraguá. O Prêmio é uma realização do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), em parceria com o Sebrae em Alagoas. A iniciativa é o reconhecimento as organizações, públicas ou privadas, que se destacam na adoção de práticas de gestão alinhadas aos Fundamentos da Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que utiliza o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) como base para a gestão das empresas.

A premiação acontece em duas categorias, a primeira para micro e pequenas empresas e outra para as demais organizações. Nas duas categorias, as empresas são classificadas a partir de pontuação que as definirá de acordo com os três níveis de excelência: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência. Nos dois primeiros níveis os vencedores recebem placas e no último, troféus de bronze, prata e ouro.

Todos Ganham

A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae, Adriana Spenner, explicou que de acordo com a sistemática do concurso, todas as empresas saem ganhando. Segundo ela, todas as empresas inscritas passam pelo diagnóstico de gestão. “Assim, mesmo as que não seguiram em frente no processo, receberam um relatório de avaliação apontando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, possibilitando a elaboração de um plano de ação voltado para o aperfeiçoamento da gestão da empresa”, explica Spenner.

A superintendente de Relacionamento e Negócios do MAC, Isabella Bezerra, reforçou o entendimento do Sebrae e diz que o processo de diagnóstico é, sem dúvidas, o mais importante. “É nesse primeiro momento que as empresas, sejam elas de qualquer uma das categorias participantes, poderão ter ideia do que precisa ser melhorado em seus sistemas de gestão”. De acordo com a superintendente, nesta edição 2019, mais de 200 empresas preencheram o diagnóstico e já receberam seus relatórios. Das inscritas, 17 passaram para a fase de visitas.

Fundamentos da Premiação

Conforme previsto no regulamento, ao se inscrever no PEQ/AL as empresas são avaliadas na aplicação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG). No processo, as inscritas passam por apreciação e reconhecimento da organização estrutural em seu modelo de gestão, considerando os processos gerenciais destacados no MEG, a integração dos diversos modelos aplicados para o alcance de resultados mais competitivos e sustentáveis.

Destacam-se ainda a aplicação dos Fundamentos da Gestão para Excelência como a visão sistêmica da organização com foco em resultados; a maior cooperação interna, com a mobilização e o comprometimento das pessoas envolvidas.

Após o processo de avaliação, o acesso ao Diagnóstico de Maturidade da Gestão, apontará os eixos potencializadores e os eixos fragilizadores da gestão, indicando os pontos fortes e oportunidades de melhoria; sendo logo depois a elaboração de um Plano de Melhoria da Gestão.