Em 2018

Programa de Educação Empreendedora do Sebrae capacitou mais de 18 mil estudantes em Alagoas

Soluções foram aplicadas em 110 instituições de ensino do estado, entre públicas e particulares, da educação básica à superior

O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), criado pelo Sebrae, para ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora por meio da inclusão de conteúdos de empreendedorismo nos currículos dos diferentes níveis da educação – básica, profissional e superior –, tem contribuído para a formação de milhares de crianças e jovens em Alagoas. Somente no ano passado, 18.319 estudantes foram capacitados em 110 instituições de ensino públicas e privadas do estado.

“O objetivo do programa é estimular o comportamento empreendedor em todas as esferas do ensino, criando gerações de potenciais empreendedores que possam fazer a diferença na sociedade, seja como intraempreendedores, empreendedores sociais, abrindo novos empreendimentos ou testando novos modelos de negócios. Dessa maneira, contribui-se para a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento local”, explica Danisson Reis, analista da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora do Sebrae em Alagoas.

Segundo Danisson, o Sebrae em Alagoas já está em negociação com as instituições de ensino para iniciar o quanto antes as turmas de 2019. “Estamos na dependência das agendas das instituições, mas este mês já temos capacitações em escolas particulares do município de Arapiraca e no Projeto Viravida, em Maceió”, observa o analista. 

Do básico ao superior

O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae engloba diversas iniciativas, presenciais e a distância. São cursos, palestras, seminários, capacitações, fóruns e prêmios, entre outras ações que auxiliam na formação de pessoas com atitudes e comportamentos empreendedores, protagonistas de suas próprias vidas e preparadas para fazer a diferença no mundo do trabalho. Os conteúdos podem ser inseridos na matriz curricular como atividade transdisciplinar ou ofertados em horário alternativo (extraclasse).

Para o ensino fundamental, o Sebrae oferece soluções como o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que estimula a criatividade, o pensamento crítico e orienta os primeiros passos para a concretização dos sonhos. A partir de histórias, os estudantes são instigados a desenvolver o comportamento empreendedor e vivenciar as etapas de um plano de negócios. Ao todo, são nove cursos independentes, um para cada ano do ensino fundamental, com carga horária de 20h a 30h. 

Já para os estudantes do ensino médio, foram criadas soluções como o curso Despertar, que aborda a visão ampla do empreendedorismo, incentivando a cooperação, cidadania e ética, por meio de leituras, trabalhos de campo e realização da Feira do Jovem Empreendedor. 

Há também o Crescendo e Aprendendo, que prepara os jovens para o mercado de trabalho, instigando-os a identificar oportunidades e provocando discussões sobre trabalho, negócio e empreendedorismo; e o curso Jovem Empreender no Campo, que ensina os estudantes a terem uma visão empresarial da propriedade para criar oportunidades de ocupação e geração de renda.

Educação profissional e superior

O programa do Sebrae também oferece a disciplina Empreendedorismo para a Educação Profissional, inserida no conteúdo programático de cursos técnicos ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), que permite aos alunos desenvolverem conhecimentos sobre plano de vida e carreira, mundo do trabalho, atitudes empreendedoras e tipos de empreendedorismo.

Já para o ensino superior, há soluções como as disciplinas Empreendedorismo e Inovação, o Projeto de Extensão Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social, palestras e o Sebrae Experience, evento intensivo, com duração de até 14 horas, que trabalha as características empreendedoras de forma divertida e intensa, individualmente e em equipes, por meio de atividades práticas que identificam os participantes com maior potencial empreendedor e fazem os demais refletirem sobre como melhorar sua capacidade de realização – seja na vida pessoal, em negócios próprios ou em futuros empregos.

Conheça mais sobre o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae. Acesse: https://bit.ly/2r415uM

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas, educação empreendedora