Aperfeiçoamento

Programa Empreender contribui com desenvolvimento de empresas de auto peças

Núcleo aproxima empresários do setor e promove ações de capacitações e cursos para desenvolver negócios

O Programa Empreender, promovido em Alagoas pelo Sebrae, Federação das Associações Comerciais de Alagoas (Federalagoas) e a Associação Comercial de Maceió trabalha com núcleos setoriais de vários segmentos entre as micro e pequenas empresas, incluindo negócios de auto peças e serviços automotivos. Uma das empresas integrantes desse núcleo é a Auto Mais Serviços, que fica no município de Porto Calvo.
A empresa, que está no mercado desde 2010, oferece peças e serviços como alinhamento, balanceamento, suspensão, freios, embreagem, troca de óleo, injeção eletrônica e elétrica, e hoje já conta com seis colaboradores, sendo comandada pelo empreendedor Marcelo André.
Mesmo com a pandemia, sentida pelo empresário apenas no início, o Programa Empreender continuou com suas ações durante o ano de 2020 com o contato de consultores sendo feito por telefone e vídeo chamadas, fator que contribuiu com o fortalecimento do núcleo de auto peças.
Marcelo André falou sobre as principais mudanças no negócio a partir da participação dele nessas ações do núcleo, que possibilitam que os empresários discutam seus problemas e busquem soluções conjuntas com o apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.
“Participei das reuniões constantes, palestras, cursos e outras várias ações que permitiram parcerias com bancos e distribuidoras. Após o Empreender, vi que várias coisas mudaram na empresa, principalmente na organização. Em uma das capacitações, por vídeo, o consultor falou tudo que estava precisando dentro da área da oficina”, enfatiza.
O empresário ainda deixou um recado para outros empreendedores que pensam em participar dos núcleos articulados pelo programa em Alagoas. “Acredito que participar do Programa Empreender é uma ótima ideia, já que ele traz sugestões em todas as áreas de sua empresa”, conclui.
Sobre o Programa Empreender
O Programa Empreender tem por objetivo fortalecer a micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Em Alagoas, a atuação se dá em sete municípios: Maceió, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, Rio Largo e Santana do Ipanema. Em seus núcleos setoriais, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas. O programa Empreender funciona no Brasil há mais de 20 anos, e no estado, o Sebrae Alagoas o apoia desde 2001.
Em 2020, a meta inicial era atender 400 negócios entre MEIs, microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e produtores rurais, mas o programa fechou o ano com um saldo de 949 MEIs atendidos. Também foram atendidas 1.473 microempresas e 186 empresas de pequeno porte, num saldo final de 2.608 CNPJs contemplados.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Lívia Enders
(82) 99162-5416