Intercâmbio

Sebrae Alagoas, Casal e consulado de Israel discutem soluções para a gestão das águas

Reunião teve como proposta alinhar experiências para tentar trazer algumas soluções de Israel para Alagoas

Israel é um país reconhecido por suas soluções para a vida no deserto. São modelos de irrigação, energias renováveis, gestão efetiva da água e tecnologias de produção que podem, devido à semelhança de ambientes, ser aplicadas ao semiárido brasileiro. Por essas razões, representantes do Sebrae em Alagoas e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) reuniram-se, na manhã desta terça-feira (14), com membros do consulado de Israel, com o objetivo de alinhar ideias para tentar trazer algumas dessas soluções para Alagoas.

A reunião, realizada na sede da Casal, contou com a presença da gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, Vânia Britto; do presidente da Casal, Clécio Falcão, e sua equipe; do diretor da Mekorot, Diego Bergerda; e da assessora especial para a Região Nordeste do Consulado Geral de Israel, Sheila Golabek Sztutman.

Clécio Falcão afirmou que a companhia sempre esteve muito aberta para possibilidades de parcerias, tanto com o setor público, quanto com o privado, com o intuito de agilizar e melhorar a qualidade da prestação dos serviços.

“Nós vislumbramos parcerias com o Governo de Israel, principalmente, naquilo que eles têm mostrado excelência, que é o caso, por exemplo, da dessalinização. Existe uma grande possibilidade de evoluirmos com esses contatos para implantarmos um projeto piloto nessa linha de dessalinização da água do subsolo do nosso semiárido. Acredito que, por intermédio do Sebrae em Alagoas, nós vamos estabelecer essa parceria com o Governo de Israel e com a Mekorot para que possamos avançar na gestão da água.”, revelou o presidente. 

Para Vânia Britto, gerente da UAGRO, as parcerias que podem ser iniciadas a partir do encontro são uma grande oportunidade para que Alagoas possa desenvolver novos projetos sobre gestão de águas. “Nossas expectativas estão em conhecer o que existe de melhor em Israel no que tange à água e ao uso dela na agricultura, porque nós sabemos da expertise desse país nessa área. Desejamos muito ter essa contribuição de Israel aqui na nossa região.”, complementou.

Parcerias e oportunidades

Um dos participantes da reunião foi Diego Berger, diretor da Mekorot, companhia que está entre as 10 maiores empresas de gestão de água do mundo. Ele comentou que o objetivo da empresa é trazer algumas consultorias e as experiências inovadoras de curto, médio e longo prazo que foram trabalhadas, e que hoje fazem de Israel um país referência nesse quesito.  

“Nós queremos trazer a experiência de Israel sobre a gestão como um recurso, como uma companhia nacional e não privada. A ideia não é que nós façamos o projeto, mas que a gente explique como atua lá e faça um planejamento para ver que coisas podem ser feitas aqui em Alagoas. Nós vamos apoiar toda a iniciativa, mas quem vai executar as ações é a Casal. Queremos encontrar soluções para que possamos atuar juntos.”, finalizou Berger.

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas