Cultura

Sebrae Alagoas leva oficinas para realizadores e estudantes no Circuito Penedo de Cinema

Entre os temas das oficinas estão ‘Planejamento de produção audiovisual: o papel do produtor executivo’ e ‘Introdução ao Roteiro Cinematográfico’

Fruto da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano, o Circuito Penedo de Cinema, realizado de 22 a 28 de novembro, no município de Penedo, contará com o patrocínio do Sebrae Alagoas, que também trará atrações gratuitas dentro da programação de oficinas, conferências e mesas-redondas, apresentações artístico-culturais, três festivais competitivos e mostras não-competitivas. 

A primeira delas, a oficina ‘Planejamento de produção audiovisual: o papel do produtor executivo’, será nos dias 22, 23 e 24, das 19h às 21h, e visa apresentar e detalhar o trabalho do planejamento de produção para projetos audiovisuais para TV e cinema, tanto em projetos com recursos de leis de incentivo como também por verba direta de marketing ou streaming. 

A oficina, que será feita de forma remota pela plataforma Zoom, será ministrada pela instrutora Mylena Mandolesi, diretora de produção e atendimento por 20 anos para agências e clientes como Leo Burnett, W/McCann, R/GA, Gringo, Google, Magazines Luiza, Coca-Cola, Microsoft, Absolut e Riachuelo. Ela ainda fez a produção executiva de campanhas internacionais para Dove e Maybelline. Na área de educação, ministra cursos de planejamento de produção para o audiovisual no Centro Cultural Barco, Sebrae Alagoas e Tecna POA. 

No dia 22, serão repassados conteúdos sobre a apresentação do planejamento de produção e produção executiva em foco. No dia seguinte, os temas serão ponto de partida, assessoria jurídica e cronograma e orçamento. Por fim, no dia 24, serão tratados temas como prestação de contas e contratação; sustentabilidade das produções, responsabilidades e exemplos práticos. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: https://bit.ly/SEBRAEnoCircuito

Oficinas com turmas fechadas 

Ainda na programação do Circuito Penedo de Cinema, o Sebrae promove a oficina de ‘Introdução ao Roteiro Cinematográfico’, nos dias 23 e 25, das 10h às 13h, na Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Penedo, para estudantes de rede pública de ensino. 

A oficina, ministrada pela instrutora Laís Araújo, pretende mostrar aos alunos como perceber e criar uma história clássica a partir de situações de suas próprias rotinas, e, com estas ferramentas, orientá-los para que eles possam estruturar, analisar e esboçar um roteiro cinematográfico. 

Já nos dias 25, 26 e 27, também na Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Penedo será a vez da ‘Oficina de Realização Cinematográfica’ para Fomentar a profissionalização de novos trabalhadores da cultura e despertar a sensibilização do cinema como linguagem potente para a expressão da identidade local. 

A Oficina será ministrada por instrutores da escola de cinema Cine do Mangue, que vem apresentar uma proposta direcionada para a execução de uma Oficina de Realização Cinematográfica, que alia a teoria e a prática do fazer cinematográfico em uma experiência profissionalizante de curta duração. 

No dia 25, o foco será atuação em cinema, das 14h às 17h; no dia 26, será ‘Filmagem e edição’, das 8h às 12h e 13h às 17h. Por fim, no dia 27, a oficina se encerra com a exibição das 09h às 12h. 

A analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Débora Lima, destaca a importância de trazer essa programação para realizadores e estudantes da rede pública do estado. “Quando a gente trabalha a profissionalização dessas atividades criativas, trazemos alternativas para a economia, de geração de renda. E quando esses estudantes têm acesso a esse tipo de conhecimento, eles passam a entender que existem outras formas de ganhar dinheiro que não só as economias tradicionais. E para os realizadores, essa é uma forma de profissionalizar mais negócio”, conclui. 

Sobre o evento 

Da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano, nasceu o Circuito Penedo de Cinema, que a cada edição aprofunda o saber por meio de oficinas, conferências e mesas-redondas, além de apresentações artístico-culturais. Composto por três festivais competitivos, mostras não-competitivas e pelo 11º Encontro de Cinema Alagoano, o evento resiste a favor da promoção do cinema brasileiro, sempre em diálogo com a educação. Em 2021, o Circuito Penedo celebra 11 anos de história, com programação híbrida (online e presencial), abrangente e gratuita. 

Nesta edição, em homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire, temos como tema central o cinema e a educação como instrumentos para a garantia da liberdade. Nesse sentido, propomos pensar a política e a pedagogia através do cinema, ao tempo que reconhecemos essa junção muito potente diante dos impasses dos últimos anos, agravados pela pandemia e pelas dificuldades a que foram submetidos os setores audiovisual, da cultura e da educação. É preciso potencializar a multiplicação de telas que nos conectam com o mundo e condicionam nossos modos de ver. 

A programação completa do Circuito Penedo de Cinema pode ser conferida pelo site: https://circuitopenedodecinema.com.br/.  

O Circuito Penedo de Cinema é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Sebrae Alagoas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e da Prefeitura de Penedo. 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas:  

Débora de Brito: (82) 99162-5416