Novo Normal

Sebrae Alagoas prepara retorno de atividades presenciais

A instituição elaborou o Plano de Reabertura Pós-quarentena, que estabelece adequações na estrutura e na rotina de funcionamento da unidade sede e das agências integradas de atendimento

O Sebrae em Alagoas já está se preparando para o momento do retorno das atividades presenciais. A instituição elaborou o Plano de Reabertura Pós-quarentena, que estabelece adequações na estrutura e na rotina de funcionamento da unidade sede, localizada em Maceió, e das agências integradas de atendimento, situadas nas cidades de Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia.

Com o objetivo de garantir a segurança de colaboradores e clientes, o Plano de Reabertura Pós-quarentena será colocado em prática antes do retorno do atendimento presencial, através de adequação de espaços, novas práticas de limpeza e higienização e disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para colaboradores e clientes.

Depois da readequação do espaço para a reabertura das atividades presenciais, outras duas etapas do plano elaborado pela instituição serão colocadas em prática: o protocolo de acesso e o protocolo de atendimento. A partir do retorno das atividades presenciais, o Sebrae Alagoas disponibilizará tapetes sanitizantes para higienização dos calçados na entrada, pulverização com spray de álcool 70º na entrada e aferição de temperatura de clientes e colaboradores com termômetro infravermelho, além de exigir o uso de máscara de proteção.

A instituição também irá instalar uma estação para envelopar e lacrar pertences de clientes e colaboradores, veicular vídeo educativo sobre medidas preventivas para o enfrentamento da Covid-19, disponibilizar álcool gel e álcool líquido 70º nas áreas de circulação de clientes e colaboradores e posicionar sinalização com orientação sobre as recomendações de distanciamento social e o uso adequado das áreas comuns.

No atendimento ao público, o colaborador deverá usar máscara, higienizar as mãos regularmente com álcool 70º, manter telefone celular e aparelho fixo higienizados a cada uso, evitar aperto de mão, abraço, beijo no rosto e outras formas de aproximação, manter distância mínima de 2m, evitar atendimento quando estiver gripado ou resfriado, realizar reuniões virtuais, evitando aglomerações em salas fechadas, e realizar atendimento, presencial ou remoto, com horário agendado.

Grupo de risco

Além disso, apenas colaboradores e credenciados que não estejam no grupo de risco atuarão no atendimento ao público. Na recepção, serão mantidas apenas quatro cadeiras para espera e um espaço específico para cadeirante. O gerente adjunto Arestides Bezerra, que atua na Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, informa que, no retorno do atendimento presencial, as soluções disponibilizadas pela instituição ao cliente continuarão sendo direcionadas ao enfrentamento da crise.

“Teremos orientações para tirar dúvidas dos empresários, consultorias de biossegurança, por meio do Adapte, que também oferece consultorias em gestão financeira, vendas, posicionamento digital, inovação, design de comunicação e propriedade rural. Também temos a disponibilização de protocolos de reabertura, capacitações online através do portal do Sebrae, eventos em ambiente digital , além de ações nas áreas de educação empreendedora, negócios de impacto social e economia criativa”, informa Arestides Bezerra.

“Estamos trabalhando na articulação com os governos federal, estadual e municipal para criar condições favoráveis e diferenciadas para os pequenos negócios, atuação em parceria com as Salas do Empreendedor dos municípios e acompanhamento das empresas que estão em busca ou já adquiriram o crédito”, complementa o gerente adjunto.