Agronegócios

Sebrae apoia mercado de carnes especiais em Alagoas

Foi realizado o Steak Festival que contou com 25 estações de churrasco comandadas por grandes nomes do churrasco no Brasil

É inegável que churrasco é uma das paixões do brasileiro, que anda cada vez mais exigente ao procurar uma boa carne para saborear, tendência que tem fomentado um mercado relativamente novo em Alagoas, inclusive, que tem recebido apoio e acompanhamento do Sebrae em Alagoas. Foi realizado o Steak Festival, no último sábado (05), no Parque José da Silva Nogueira, em Maceió, evento que reuniu esse segmento e atraiu o público que aprecia carnes especiais em volta das 25 estações de churrasco e outros. Ao todo, os mais de 15 mestres churrasqueiros proporcionaram mais de 10 horas de churrasco com shows e muita cerveja.

Um dos principais espaços foi a Estação Sebrae Boi de Engenho, que trouxe ao evento as carnes especiais da Boi de Engenho, marca 100% alagoana e que foi “trabalhada” pelo Sebrae em Alagoas por meio do Projeto de Bovinocultura de Corte. O grupo da Boi de Engenho é formado por famílias de seis fazendas alagoanas que criam raças como Angus e Nelore (com animais melhorados geneticamente) nos municípios de Paulo Jacinto, Quebrângulo, Viçosa, Pão de Açúcar, União dos Palmares e Porto Calvo.

Um dos criadores é Amarílio Monteiro, da Fazenda Camaratuba, em Paulo Jacinto. Ele explicou um pouco do processo que faz com que a Boi de Engenho forneça ao mercado uma carne diferenciada, destacando ainda a importância de ofertar a carne para degustação do público presente ao Steak Festival.

“Essa é uma grande oportunidade para divulgar mais essa cultura de comer uma carne de qualidade, com origem e garantia. Essa é uma das vantagens que o festival trouxe ao estado. A Boi de Engenho nasceu em 2017, com cooperados e fazendeiros que queriam agregar valor ao produto que já era de alta qualidade. Nossa carne é diferenciada a partir da melhoria da fazenda, da nutrição animal, aplicando um manejo sustentável, com o gado bebendo água de alta qualidade em bebedouros, sem maus-tratos, utilizando pré-requisitos como o bom acabamento, utilização de gados jovens de 24 a 26 meses, trazendo uma carne mais macia”, pontuou Amarílio Monteiro.

A qualidade da carne foi atestada pelo público e por Edd Campos, mestre churrasqueiro do BBQ Club, convidado pelo Sebrae para dar o preparo adequado ao produto da Boi de Engenho. Ele é um dos principais assadores do país e colocou na grelha bifes de Ancho e Chorizo. Maravilhado com o resultado e o sabor da carne, Edd Campos elogiou o evento e o produto feito no estado, com uma boa seleção de corte, preparados de uma forma especial, fatores que abrilhantam ainda mais o churrasco.

“O Sebrae está de parabéns por contribuir com a preparação dessa cadeia e apoiar esse evento. A Boi de Engenho trouxe uma carne fantástica. Fiquei bem impressionado com a qualidade do produto feito aqui em Alagoas, dando a oportunidade aos convidados dessa festa de apreciar essa carne maravilhosa da Boi de Engenho. Esse evento super prime é um marco para Maceió. Carne não é tudo igual. Os métodos de preparos também não. Estamos mostrando o preparo de uma forma rústica, mas com uma entrega sofisticada, fazendo com que o público conheça mais sobre esse universo”, frisou Edd Campos.

Na segunda-feira (07), o Sebrae realizou uma capacitação no supermercado Cesta de Alimentos, com o Edd Campos, um dos quatro pontos de venda que comercializam as carnes Boi de Engenho, para que os vendedores possam saber explicar sobre os tipos de cortes.

De acordo com Vania Britto, gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, o Steak Festival foi um momento importante para difundir o trabalho da Boi de Engenho e, consequentemente, o consumo e a produção de carnes especiais no estado.

“É a primeira carne de qualidade, diferenciada, que surge no estado de Alagoas. Ela passa por todo um processo rigoroso antes de chegar ao consumidor, passando por todo um trabalho no manejo do animal para poder a carne ter essa maciez, um teor de gordura que o consumidor quer. Nós já conseguimos avançar com a Boi de Engenho e esse momento é importante para divulgar esse tipo de negócio, que atende a um nicho de mercado, o mercado gourmet. A maioria dessas carnes vem de fora, mas com a Boi de Engenho, 100% alagoana, podemos incentivar mais a produção de uma carne de qualidade no estado”, concluiu Vania Britto.

Jacqueliny Martins, analista da UAGRO do Sebrae em Alagoas reforça que esse é um segmento que vem crescendo. “Esse é um mercado novo, com vários produtores que trabalham uma carne de qualidade no estado, com cortes nobres, mostrando que esse segmento está se desenvolvendo em Alagoas com um grupo apoiado pelo Sebrae. Eles produzem a carne com uma qualidade diferenciada, com manejo diferente, sem sofrimento para o animal para poder esse produto chegar ao mercado com uma boa qualidade como comprovamos no evento”, finalizou.

Estação Sebrae Boi de Engenho

A Estação Sebrae Boi de Engenho também contou com laticínios atendidos pelo Sebrae em Alagoas por meio da UAGRO: Laticínio Sertão, Ducamp e Batalha, com a degustação de produtos, bem como a exposição de artesanato de unidades produtivas atendidas através do Projeto Brasil Original: Demodê, Maflô e Fulô.a.

O Steak Festival é uma realização de Karina Costa - Marketing Veterinário e Agromarketing, com a correalização da Start Soluções no Agronegócio, e recebeu o patrocínio do Sebrae em Alagoas, além de outras instituições e empresas.