Educação

Sebrae em Alagoas realiza série de eventos digitais sobre educação remota

Com inscrições gratuitas, a segunda edição do box Sebrae de ferramentas para educação remota abordará o tema “Migrando para a Educação Híbrida”

Nesta quarta-feira (8), o Sebrae em Alagoas inicia uma série de eventos digitais focados nos novos desafios da educação. Com inscrições gratuitas, a segunda edição do box Sebrae de ferramentas para educação remota abordará o tema “Migrando para a Educação Híbrida”. Os eventos online terão a participação do co-fundador da Joy Street e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Cesar School, Luciano Meira, e da psicóloga e pós-doutoranda em Saúde Mental e Desastres pela Fiocruz, Débora Noal.

Os eventos acontecem nos dias 8, 14 e 16 de junho, com a participação do professor Luciano Meira, e no dia 21 de junho, com a participação da psicóloga Débora Noal. Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae em Alagoas, Silvia Chamusca, o evento tem como público-alvo professores das redes pública e privada de ensino que estejam em busca de conhecimentos voltados para o novo cenário de atuação.

“Os desafios enfrentados pelos professores são, principalmente, a dificuldade de dar aulas online, por não conhecerem bem as ferramentas digitais e a falta de estrutura para o home office, além da falta de acessibilidade dos alunos, do desconhecimento dos pais sobre o uso dos meios digitais e a falta de planejamento em virtude da indefinição do calendário escolar”, afirma a analista do Sebrae em Alagoas.

Ainda de acordo com Silvia Chamusca, os profissionais da educação, que já estavam vivenciando o trabalho remoto em razão da pandemia do novo coronavírus, se preparam para um novo contexto de atuação. “Nesse momento, os professores que já migraram da educação presencial para a educação remota deverão se preparar para migrar da educação remota para a educação híbrida, em que há a junção do remoto com o presencial. Após o retorno às aulas, esse formato ainda deve perdurar por um bom tempo, ou, quem sabe, para sempre”, defende.

“Vale ressaltar que os professores que ainda não migraram da educação presencial para a educação remota e têm dificuldade em utilizar as ferramentas digitais podem, também, acessar os conteúdos da segunda edição do box Sebrae de ferramentas para educação remota”, complementa a analista.

Nesta quarta-feira (8), a partir das 14h, o professor Luciano Meira conduzirá o webinar “Desafios para a inovação na escola: os processos de inovação para a educação e o protagonismo dos educadores na escola”. No dia 14 de junho, também a partir das 14h e com a participação do professor Luciano Meira, o tema do evento será “Instrumentos tecnológicos para a educação híbrida: criação de ambiente de aprendizagem”.

O último webinar conduzido pelo professor Luciano Meira será realizado no dia 16 de junho, a partir das 14h, com o tema “O desenvolvimento das competências gerais previstas na BNCC, a partir de um olhar para a transformação digital”. No dia 21 de junho, a psicóloga Débora Noal abordará o tema “Saúde mental para educadores”, também a partir das 14h.

Após a realização dos quatro eventos digitais, os participantes receberão por e-mail um e-book com o conteúdo completo trabalhado na segunda edição do box Sebrae de ferramentas para educação remota. As pessoas interessadas em participar da série de webinar deve realizar a inscrição para participar do evento devem acessar o endereço eletrônico bit.ly/EducaçãoHibrida.

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

 O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).