Empreendedorismo

Sebrae promove 8º Fórum Moveleiro em Alagoas

Objetivo foi disseminar novos conhecimentos entre empreendedores do segmento

Empresários do segmento de madeira e móveis do estado de Alagoas participaram, na noite dessa terça-feira (11), do 8º Fórum Moveleiro. Reunidos no Salão de Eventos da sede do Sebrae, em Maceió, os participantes acompanharam a prestação de contas do Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis e Esquadrias do Estado de Alagoas (Sindmóveis) e assistiram a uma palestra sobre os nove passos para tirar uma ideia do papel e ganhar dinheiro no primeiro mês, ministrada pela empreendedora Gabi Insana, criadora do Desafio Insano de Empreendedorismo.

O objetivo da ação foi difundir novos conhecimentos entre os 50 empreendedores que participam do Projeto Móveis Maceió e Entorno. “Trouxemos a Gabi, que trabalha muito a questão do empreendedorismo, pois queremos estimular essa nova metodologia mais lúdica e criativa de criação de projetos, para executá-la com esses empresários no ano que vem. Nós trabalhamos com um segmento muito tradicional e, este ano, conseguimos trazer algumas inovações. Essa foi para fechar o ano com chave de ouro”, explicou Agda França, analista da Unidade de Indústria (UIND) do Sebrae em Alagoas.

Gabi Insana comentou sobre os primeiros passos básicos para quem deseja abrir um negócio, a partir de um propósito e com base em custo e receita, tudo a partir do Canvas. Segundo a palestrante, o diferencial da metodologia do Desafio Insano é estar toda voltada para ação e emoção. “Ou a gente aprende por meio da repetição, pelo hábito, ou pela emoção. Na imersão de 72 horas, nós fazemos com que as pessoas tenham essa ação, vivenciem uma experiência real, com pressão, metas, horário de entrega, todas as variáveis de um negócio, e passem a sentir o que de fato é isso e de que forma podem aplicar”, ponderou a palestrante. 

Sindmóveis

O Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis e Esquadrias do Estado de Alagoas apresentou resultados das ações de 2018, com destaque para o Projeto Móveis em Maceió e Entorno, resultado de uma parceria com o Sebrae. Apesar do ano difícil, foi possível fazer o mapeamento do índice de maturidade de gestão em 40 empresas. A partir do diagnóstico, serão propostas ações para os próximos anos.

Segundo a presidente do Sindmóveis, Gerlane Carneiro, a mobilização dos empreendedores é importante para o crescimento do segmento nos próximos anos. “Queremos resgatar alguns associados que não estiveram conosco este ano e aumentar o número de associados também. Nós estamos trabalhando com vários segmentos em um só: esquadrias, móveis planejados, decoração, entre outros. Mas, no final das contas, temos poucos representantes de cada categoria dessa. Por isso, precisamos trabalhar mais o todo. À medida que crescermos, apareceremos mais”, concluiu.

Tags: alagoas, Sebrae, Sebrae em Alagoas