Tecnologia

Startups e empresários digitais de Alagoas participam do Startup Summit em Santa Catarina

Além de fazerem parte do evento promovido pelo Sebrae Nacional, alagoanos visitarão empresas do melhor ecossistema de startups no Brasil

Dez empresários digitais e cinco startups de Maceió e Arapiraca irão tirar o melhor proveito possível do Startup Summit, evento promovido pelo Sebrae Nacional com a proposta de reunir todo o ecossistema de tecnologia do país em Santa Catarina, estado referência no empreendedorismo digital. O Summit será realizado de quinta-feira (12) a sábado (14), mas a caravana alagoana antecipa a chegada a Florianópolis para visitas técnicas nesta terça (10) e quarta-feira (11).

O evento em si vai congregar dois mil participantes numa programação dinâmica e diversificada. O Centro de Convenções de Florianópolis irá receber, ao mesmo tempo, uma feira de negócios para startups, um palco com grandes nomes do empreendedorismo nacional e internacional e cinco trilhas paralelas de conteúdo, sob os temas Ecossistema, Tecnologia, Operação, Corporate e Cases. Os espaços irão receber paralelamente palestras, painéis e workshops. Uma praça de alimentação para o happy hour será outro momento possível para um networking mais descontraído.

As startups na caravana de Alagoas são Menu Price, Ilhasoft, Digital Arts Projekts, id5 e New Infotech, esta última sediada em Arapiraca. Todas irão apresentar-se no pitch do Desafio Sebrae Like a Boss, porém, a empresa Menu Price irá apresentar seu case de sucesso no próprio Summit, enquanto sistema de gestão e precificação de cardápios para ajudar bares e restaurantes a alcançar o lucro desejado. Eles foram, inclusive, os vencedores do DemoDay realizado pelo Trakto Marketing Show no começo de junho, em Maceió.

Porém, o objetivo dos alagoanos vai além do Summit. “A iniciativa do Sebrae Nacional com o Startup Summit é muito bacana, porque reúne o que há de melhor no ecossistema digital para mostrar tendências e oportunidades de mercado. Mas quisemos aproveitar mesmo essa possibilidade de conhecer o ecossistema de Santa Catarina, que é bem estruturado e possui empresas que são referências para nós aqui no estado. Será um momento não só de visita, mas para encontrar futuros fornecedores e clientes”, destacou Áurea Andrade, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas e gestora do Projeto Negócios Digitais, que irá acompanhar a caravana.

De fato, muitos empresários digitais alagoanos não escondem o interesse e a satisfação com essa programação estendida. “Estamos bastante empolgados para participar do Startup Summit. Tanto é que conseguimos alguns contatos com o pessoal de lá e já marcamos reuniões. Inicialmente, iria apenas um de nossos sócios; agora, vamos em um grupo com quatro pessoas. Esperamos conseguir mais conexões lá, participar da rodadas de visitas, apresentar nosso pitch para investidores e, quem sabe, fechar novas parcerias”, frisou Leandro Neves, da Ilhasoft.

Programação e relacionamento

O cronograma dos dois dias de visita técnica em Florianópolis antes do Startup Summit será corrido, mas rico em informações e contatos. A primeira parada foi nesta terça (10), no Sebrae Santa Catarina, para uma apresentação do ecossistema catarinense. De lá, seguem para as empresas ExactSales e Blueticket para um bate-papo com os fundadores. O dia termina na incubadora Celta, para mais uma rodada de conversa.

Na quarta-feira (11), a manhã será dividida entre o Sapiens Parque e a empresa Softplan. À tarde, as coisas ficam mais agitadas com visitas à Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), incubadora MidiTec, Link Lab, aceleradora Darwin Starter e, por fim, à empresa Resultados Digitais, onde terão uma palestra com a equipe.

Por fim, de quinta a sábado, unem-se a outros quase dois mil empreendedores digitais no Centro de Convenções para o Startup Summit.

 

Tags: Sebrae, Sebrae em Alagoas, alagoas