Eleição

Vinícius Lages é eleito novo diretor técnico do Sebrae em Alagoas

Ele assume após saída de Ronaldo Moraes, que pediu afastamento por motivos pessoais

O Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Alagoas elegeu, de forma unânime, durante reunião nessa terça-feira (17), em Maceió, o alagoano Vinícius Lages como novo diretor técnico do Sebrae em Alagoas para a gestão 2019-2022. O cargo ficou vago após confirmação da saída de Ronaldo Moraes, na última segunda (16), que se afasta por motivos pessoais, após quase 40 anos de trabalho no Sistema Sebrae.

Vinícius Lages é engenheiro agrônomo, com mestrado em Gestão Ambiental e doutorado em Socioeconomia do Desenvolvimento pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHES), em Paris. Deixa a gerência de Relações Institucionais do Sebrae Nacional, de onde já esteve à frente da Diretoria Técnica e da Diretoria de Administração e Finanças, entre diversas outras funções em Alagoas e Brasília ao longo de quase 15 anos na instituição. Foi Ministro do Turismo, de 2014 a 2015. No Legislativo, ocupou o cargo de chefe de gabinete da presidência do Senado Federal, entre 2015 a 2016. Antes de entrar para o Sebrae, foi professor da Universidade Federal de Alagoas por quase 8 anos.

“Não é uma missão fácil assumir no lugar do Ronaldo e substituir um profissional como ele, mas para mim é uma grande honra que o Conselho tenha referendado meu nome para este cargo, especialmente neste momento em que temos muitos desafios à frente e precisamos seguir na defesa do Sistema S diante de projetos que podem afetar esse importante trabalho. Tenho uma história longa, de muitos anos nesta casa, e certamente essa questão afetiva influenciou para que eu escolhesse voltar para Alagoas”, declarou Vinícius Lages ao Conselho após indicação de sua vitória.

A decisão foi oficializada pelo presidente do Conselho, José da Silva Nogueira Filho, que marcou a data da posse para 14 de janeiro de 2020, na primeira reunião no novo ano. Até lá, o superintendente Marcos Vieira irá acumular, também, a função de diretor técnico. Zezinho Nogueira, como é conhecido, deixou uma palavra de agradecimento a Ronaldo Moraes e também de boas-vindas a Vinícius Lages.

“Dou as boas-vindas a você, Vinícius, fazendo coro com o que você disse sobre não ser fácil substituir o Ronaldo, mas acredito que tem conhecimento para isso e fará um trabalho brilhante. Conte com todas as instituições que fazem este Conselho. Estamos aqui para apoiar a Diretoria, como sempre fizemos”, afirmou Zezinho Nogueira.

Despedida e homenagem

O momento também foi de homenagem e despedida para o, agora, ex-diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes. Ele tomou a palavra após a apresentação de Vinícius Lages e falou um pouco de sua trajetória no Sistema Sebrae, cujas mudanças ele acompanhou ao longo dos anos e ajudou a moldar a instituição no que ela é hoje.

“Não foi uma decisão fácil, mas é o passo a se tomar agora. Eu refleti muito sobre esses 40 anos que estive no Sistema Sebrae, desde os tempos do ‘Cebrae com C’, chegando como estagiário e saindo como diretor, mas é uma decisão que já tem valido a pena diante das mensagens de carinho e demonstrações de apreço de colegas, parceiros, e da equipe. Tenham certeza de que estarei sempre por perto, dando minha contribuição no que precisarem de mim”, assegurou Ronaldo Moraes.

Alguns conselheiros fizeram uso da palavra para agradecer os anos de dedicação do ex-diretor e comentar o sucesso de seu trabalho. “Não vejo como apenas um afago a sua pessoa dizer que você contribuiu para o desenvolvimento do estado de Alagoas, porque isso é uma verdade. Tive a oportunidade de estar junto com você na época do Governo do Estado e posso, absolutamente, dizer que vi poucas pessoas tão interessadas que o estado se desenvolva de forma sustentável como você, Ronaldo”, revelou Keylle Lima, conselheiro representante da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas).

O diretor superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, também deixou palavras de agradecimento ao amigo. “Primeiro agradecer pela grande parceria que tive com Ronaldo, que deu tudo de si para que essa casa fosse hoje reconhecida por toda sociedade alagoana e por todos os que fazem o Sistema Sebrae no Brasil. Eu disse ontem que Ronaldo foi a primeira pessoa que me aconselharam a procurar quando meu nome foi aventado para o Sebrae, pois ninguém conhecia a instituição como ele”, relembrou o superintendente.

Por fim, o presidente Zezinho Nogueira tomou a palavra para, em nome do Conselho, entregar uma placa de homenagem para Ronaldo Moraes em reconhecimento a sua imensa contribuição ao Sebrae em Alagoas.

“Ronaldo está nos deixando, mas com um legado imenso para o Sebrae. Espero que leve sempre a certeza da sua vitória aqui dentro, pois 40 anos de sucesso. Você prestou um grande serviço a esta casa e ao estado de Alagoas, tudo isso com muita sabedoria e, acima de tudo, muito equilíbrio. Quero parabenizá-lo por tudo o que você fez aqui e pedir que não nos abandone, esteja sempre junto, porque iremos precisar sempre de seus conselhos”, concluiu o presidente do Conselho.