Inovação tecnológica

Projeto digital voltado para o setor da construção civil de Alagoas inicia fase piloto

Construção Alagoas em Rede foi um dos selecionados no programa Digital.br, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, e pode impactar até 3 mil empresas e prestadores de serviços no estado

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apresentou ao Sebrae Alagoas, na tarde desta segunda-feira (19), detalhes do projeto Construção Alagoas em Rede, um dos selecionados no programa Digital.br. Ainda na fase piloto, o projeto tem recebido da ABDI, via seleção em edital, apoio técnico e financeiro para o seu desenvolvimento e poderá impactar, quando estiver pronto, até 3 mil empresas e prestadores de serviços ligados ao mercado da construção civil no Estado.

O Construção Alagoas em Rede será uma plataforma online que irá unir empresas, clientes e profissionais com serviços e produtos no segmento da construção civil. Isso pretende diminuir o risco de contratação de pessoas que estão fora do ciclo tradicional de fornecedores dessa cadeia produtiva, que permitirá a avaliação dos compradores com maior segurança na prestação do serviço ou produto.

A ideia busca fortalecer todo o segmento da construção civil por meio da disponibilização de informações confiáveis sobre os fornecedores e prestadores de serviços desse segmento, já cadastrados na plataforma Marketplace Construção Alagoas.

O projeto deve alcançar cerca de 30 empresas fornecedoras e prestadoras de serviços de micro, pequeno e médio porte nos municípios de Maceió e Arapiraca.

O analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Roberto Pedreira, destacou que o programa Digital.br quer fomentar a cultura de transformação digital também dentro das pequenas e médias empresas.

“A transformação digital perpassa por uma tríade formada pelas tecnologias digitais, a cultura e as pessoas. E a busca da agregação de valor dentro desse triângulo é a direção do conceito de transformação digital”, afirma.

Para avaliar os projetos inscritos, entre eles o Construção Alagoas em Rede, o analista da ABDI explica que foi usado o Índice CESAR de Transformação Digital como referência para aferir a maturidade digital. O objetivo foi permitir que todos os projetos selecionados sigam a mesma base e que a ABDI consiga aferir, no todo, quanto o programa Digital.br conseguiu impactar o nível de maturidade digital das empresas.

“Esse é um índice bastante aceito, que está disponível publicamente para acesso e que está fundamentado na aplicação de um autodiagnóstico também disponível para acesso on-line. Além disso, o CESAR, Centro de Estudos responsável por sua elaboração, é um polo de pesquisa bastante respeitado no país”, observa Pedrosa.

Desempenho

Com o projeto Construção Alagoas em Rede, o estado foi um dos cinco da região Nordeste que conseguiu emplacar projetos para a fase de implementação de piloto. No total, foram oito projetos dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Alagoas.

Os oito selecionados foram: Digitaliza PMI, Petrolina Economia Digital e Pernambuco 4.0, de Pernambuco; RASTUM e Redes Obras Digitais, ambos do Ceará; Rede Sudoeste Inova, da Bahia; Transforma RN, do Rio Grande do Norte; e Construção Alagoas em Rede.

Os projetos foram selecionados dentre 17 que passaram pela fase de refinamento, quando foram utilizadas metodologias, mentorias e ferramentas para auxiliar as redes proponentes na melhor qualificação do problema e da solução, bem como na definição de um plano consolidado para a implementação do projeto em nível de piloto.

Foram mais de 180 agentes públicos e privados, participantes das redes, capacitados na etapa de refinamento. Cada projeto selecionado para esta fase receberá o prêmio de até R$ 1,5 milhão para implementação dos pilotos.

A expectativa do programa é impactar mais de 1.500 empresas, distribuídas em 14 municípios da Região Nordeste, contribuindo para o aumento da sua maturidade digital e inserção qualificada nesse universo cada vez mais conectado.

O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, destaca que a cadeia da construção civil é uma das mais importantes de qualquer local que se desenvolveu ao longo do tempo e que o edital da ABDI busca a solução para os problemas e gargalos desse setor.

“A beleza desse edital é a inovação na solução de um problema específico. O processo de inovação se dá pela singularidade de cada negócio. E a ABDI fomenta o papel dos ecossistemas de negócios”, analisa. “Que essa plataforma [Construção Alagoas em Rede] possa ajudar a tornar as empresas mais competitivas”, prevê Lages.

Arquiteto por formação, o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, lembra que no processo de uma obra, na construção de qualquer empreendimento, há uma grande gama de profissionais envolvidos. “E nesse cenário, uma plataforma como a Construção Alagoas em Rede se torna indispensável. Ela está provocando a digitalização das empresas”, afirma.

A analista da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Erica Pereira, conta que a instituição participa do projeto capacitando o pessoal que vai fazer uso da plataforma quando ela for lançada.

Além do Sebrae Alagoas, o projeto Construção Alagoas em Rede também tem a participação da Secretaria Adjunta de Inovação do Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió, Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL), Federação das Indústrias (Fiea) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito: (82) 99162-5416